Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

1974 Histórias que eu conto e canto (Músicas para quem medita)












































Edição digital




Histórias Que Eu Conto e Canto é um álbum de estúdio do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. É um dos mais conhecidos LPs do Padre Zezinho, scj.
Neste disco foram lançados originalmente três dos clássicos mais conhecidos do Pe. Zezinho, scj: "Amar Como Jesus Amou", "Maria de Nazaré" e "Distração"
A quarta faixa, "Hoje é Domingo", entrou para a lista das mais tocadas em igrejas na época da Páscoa em referência ao Domingo da Ressurreição. A sétima faixa, "Maria de Nazaré", faz uma oração à Nossa Senhora para que a humanidade reconheça a Paz que mora dentro do coração de Nossa Senhora.
A quinta faixa, "Jesus Cristo me Deixou Inquieto", mostra a experiência de um homem que ao ter um encontro com Jesus em pensamentos, deixou o comodismo de lado e passou a segui-lo. A décima e última faixa, "Balada por um Reino", explica a história de um homem que passou a vida procurando um reino que havia visto em sonhos. Depois de muitos anos e procuras errôneas, conhecidos lhe perguntam se ele achara o tal reino e ele lhes explica que depois que um filho de um carpinteiro (Jesus), anunciou o Reino que ele procurava e que esse reino era o de Deus. Explica também que o Reino na verdade, está dentro de nós e que só nós podemos achá-lo.

Curiosidades:
"Histórias que eu conto e canto" é um dos álbuns mais vendidos do Padre Zezinho Paulinas Comep.
No cd o título está errado: No lugar de "Histórias que eu conto e canto" colocaram "Histórias que conto e canto". Além disso, a foto foi invertida, como num espelho, além de cortada.
A foto da capa da versão em cassete é diferente, mas, do mesmo ensaio (na versão em lp o padre olha levemente para baixo, no cassete ele olha levemente para cima e com expressão mais séria).
O álbum foi também disponibilizado nas plataformas digitais de música.

Lista de Faixas
LP, Cassete e CD (para o CD, favor desconsiderar a divisão em lados)
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#     Título    Duração
1.    "Distração (com texto de Introdução)"                 5:44
2.    "Balada por um Velho Amigo"  4:43
3.    "De Novo Penso em Deus"        3:19
4.    "Hoje é Domingo"          2:47
5.    "Jesus Cristo me deixou inquieto"          3:14
Duração total: 19:07
Lado B
#     Título    Duração
1.    "Amar como Jesus Amou"          5:06
2.    "Maria de Nazaré"          2:49
3.    "Teoria"               3:16
4.    "A Juventude é uma Semente"               3:25
5.    "Balada por um Reino"                 4:31
Duração total: 18:27
Tempo Total: 37’33

Código de lançamento 
LP: EPD 288
K7: 597/ 597-7 (a partir de 1988)
CD da série Rubi: 11633-5



Crítica: Um excelente álbum, que vendeu muito, mas que hoje não faz mais muito sucesso, o que é uma pena. A temática do disco é jovem e os melhores arranjos ficaram justamente com canções que não passaram tanto à posteridade. São os casos de De novo penso em Deus, Hoje é Domingo , Teoria e A juventude é uma semente.
Amar como Jesus amou ainda foi incluída no compacto Cantiga por um ateu, lançado no finalzinho daquele ano.
Distração tem uma introdução curiosa na qual o Padre Zezinho avisa que este álbum é “o seu sermão  de Natal e Ano Novo”.

Mais curiosamente ainda foi o fato do álbum ser lançado depois em uma versão instrumental com acréscimos em órgão eletrônico no lugar das vozes. Esse álbum foi chamado de Histórias que eu conto e canto-Orquestra e ficou a cargo do Maestro Wilson Mauro. 



Padre Zezinho SCJ-Histórias que eu conto e canto

Distração
Pe. Zezinho, scj

Felicidade chegou
Nem sequer se apresentou
Foi entrando de mansinho
Pela fresta que eu deixei
Quando a porta eu fechei
E jurei não mais amar

Esperança chegou
Nem sequer se apresentou
Foi entrando de mansinho
Pela fresta que eu deixei
No sermão que eu escutei
E lutei pra não chorar

Jesus Cristo chegou
Nem sequer se apresentou
Foi entrando de mansinho
Pela fresta que eu deixei
Num irmão que eu ajudei
Sem querer devolução

Minha vida mudou
Minha paz eu encontrei
E ela veio de mansinho
Pelas frestas que eu deixei
E porque me descuidei
Deus entrou com seu amor


Balada por um velho amigo
Pe Zezinho, scj

Chegou de uma longa vida
E se apelidou João
Saiu pelas avenidas
Falando em libertação
Trazia um sorriso amigo
No rosto de quem viveu
Seu deus era seu abrigo
E nem um perigo João temeu
E deste velhinho amigo
Até hoje o mundo não se esqueceu.

Vamos brincar de novo
Como brincou João
Vamos amar o povo
Como João amou
Vamos sonhar de novo
Como João sonhou
E pode ser que um dia
Este mundo escute o que João falou (bis)

Viveu como quem caminha
Sabendo por onde vai
Sabia de onde vinha
De um povo que busca o pai
Trazia tanta esperança
Num rosto de quem plantou
Que o mundo se fez criança
Quando a lembrança de João brotou
E um sopro de primavera
Fez nova era onde João pisou

Partiu como quem vivia
No risco de acreditar
E mesmo ao partir dizia
Que é tempo de caminhar
Deixou como testamento
Seu jeito de ser irmão
E agora em qualquer momento
Meu pensamento se perde em João
Talvez eu também aprenda
A sonhar seu sonho de um mundo irmão


De novo eu penso em Deus
Pe. Zezinho, scj

De novo eu penso em Deus
De novo eu penso em Jesus Cristo
De novo eu penso em Deus
E novamente volto a ser quem sou

Sou um homem livre
Faço mil perguntas
Ouço as mil respostas
Que o amor me dá
Creio nas crianças
E na juventude
Sei das injustiças
Que esta vida traz
Choro enxugo a lágrima
E vou falar de paz

Sou a consciência
Que examina tudo
Tudo o que a ciência
Põe na minha mão
Gosto de ser livre
Como um passarinho
Sei das maravilhas
Que a ciência faz
Mas eu creio é no poder
De quem me traz a paz

Guerra e violência
Ódio mais profundo
Lucro sem limite
Morte e ambição
Meia humanidade
Vai dormir com fome
E a juventude
Pede solução
Cedo ou tarde ela virá
Deus nos quer irmãos


Hoje é domingo
Pe. Zezinho, scj

Hoje é domingo dia do Senhor
Nossa igreja está sempre cheia
De cristãos em oração
Hoje é domingo dia do Senhor
Vejam como reza o meu povo santo
O amor está voltando à nossa geração
Nosso povo está rezando
De mãos dadas como irmãos
De mãos dadas como irmãos


Hoje é domingo dia do Senhor
Hoje é domingo dia do Senhor
Nossa igreja está sempre cheia
De juventude em oração
Hoje é domingo dia do Senhor
Vejam como reza esta gente nova

Hoje é domingo dia do Senhor
Hoje é domingo dia do Senhor
Nossa igreja está sempre cheia
De crianças em oração
Hoje é domingo dia do Senhor
Vejam como reza esta criançada
O amor está voltando à nossa geração
Nosso povo está rezando
De mãos dadas como irmãos
De mãos dadas como irmãos


Jesus Cristo me deixou inquieto
Pe. Zezinho, scj

Jesus Cristo me deixou inquieto
Nas palavras que Ele proferiu
Nunca mais eu pude olhar o mundo
Sem sentir aquilo que Jesus sentiu
Nunca mais eu pude olhar o mundo
Sem sentir aquilo que Jesus sentiu

Eu vivia tão tranqüilo e descansado
E pensava ter chegado ao que busquei
Muitas vezes proclamei extasiado
Que ao seguir a lei de Cristo eu me salvei
Mas depois que meu Senhor passou
Nunca mais meu coração se acomodou

Minha vida que eu pensei realizada
Esbanjei como semente em qualquer chão
Pouco a pouco ao caminhar na longa estrada
Percebi que havia tido uma ilusão
Mas depois que meu Senhor passou
Ilusão e comodismo se acabou

Hoje quando vou andando pela vida
Encontrando a minha gente a me esperar
Já não canso nem reclamo da subida
Pois entendo que é preciso caminhar
Coração daquele que tem fé
Vai mais longe, bem mais longe que seu pé

Amar como Jesus amou
Pe. Zezinho, scj

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso:
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que eu dormiria muito mais feliz

Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não dissesse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que eu dormiria muito mais feliz

Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho e a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Amar como Jesus amou


Maria de Nazaré
Pe. Zezinho, scj

Maria de Nazaré,
Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou

As vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar
Pra Virgem de Nazaré

Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave Maria! Ave Maria!
Ave Maria! Mãe de Jesus

Maria que eu quero bem,
Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor

Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou
Pro mundo encontrar a paz

Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu

Ave Maria! Ave Maria!
Ave Maria! Mãe de Jesus


Teoria
Pe. Zezinho, scj

Ma, Maranatha, lá lá lá lá

Num mundo de mil poetas
E de mil filosofias
De mil caminhos andados
E milhões de teorias
Também posso ter a minha
Que nasceu da minha fé
A humanidade caminha
Pra Jesus de Nazaré (bis)


Num mundo de mil verdades
E milhões de mentirinhas
E de mil excentricidades
E de mil sugestõeszinhas
Também quero dar a minha
Que nasceu da minha fé
Porque você não caminha
Com Jesus de Nazaré? (bis)

Num mundo materialista
Onde manda a economia
Quem quer ser idealista
Corre o risco de utopia
Mas é hora de gritar
Que ainda é tempo de ter fé
Senão o mundo se esquece
De Jesus de Nazaré (bis)


A juventude é uma semente
Pe. Zezinho, scj

A juventude é uma semente
A juventude é uma semente
Que Deus na terra semeou
Que Deus na terra semeou

Tornou-se flor tornou-se gente
Tornou-se flor tornou-se gente
E o mundo nunca mais parou
E o mundo nunca mais parou

A vida é uma corda bamba
Ligando a terra com o céu
Quem nela não se equilibra
Cai no picadeiro errando seu papel

A vida é uma laranja azeda
Que o tempo vai adocicar
Mas quem tem muita pressa dela
Acaba com a laranja
E estraga o paladar

A vida é uma tanque cheio
Que sente que precisa dar
Não tendo quem receba dele
Ele também se fecha e para de ganhar


Balada por um reino
Pe. Zezinho, scj

Por causa de um certo reino
Estradas eu caminhei
Buscando sem ter sossego
O reino que eu vislumbrei
Brilhava a estrela Dalva
E eu quase sem dormir
Buscando este certo reino
E a lembrança dele a me perseguir

Por causa daquele reino
Mil vezes eu me enganei
Tomando o caminho errado
Errando quando acertei
Chegava ao cair da tarde
E eu quase sem dormir
Buscando este certo reino
E a lembrança dele a me perseguir

Um filho de carpinteiro
Que veio de Nazaré
Mostrou-se tão verdadeiro
Pôs vida na minha fé
Falava de um novo reino
De flores e de pardais
De gente arrastando a rede
Que eu tive sede da sua paz

O filho de carpinteiro
Falava de um mundo irmão
De um Pai que era companheiro
De amor e libertação
Lançou-me um olhar profundo
Gelando o meu coração
Depois me falou do mundo
E me deu o selo da Vocação

Agora quem me conhece
Pergunta se eu encontrei
O reino que eu procurava
Se é tudo o que eu desejei
E eu digo pensando nele
No meio de vós está
O reino que andais buscando
E quem tem amor compreenderá

Jesus me ensinou de novo
As coisas que eu aprendi
Por isso eu amei meu povo
E o livro da vida eu li
E em cada menina moça
Em cada moço e rapaz
Eu sonho que a minha gente

Será semente de eterna paz

Nenhum comentário:

Postar um comentário