Total de visualizações de página

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

1973 Canção para meu Deus

Tiragens em Long Play e Cassete






































 





























1973 Canção para meu Deus
Canção para Meu Deus é um álbum do Padre José Fernandes de Oliveira, SCJ, o Padre Zezinho. Originalmente lançado em 1973, é um marco para a carreira do Padre Zezinho, pois nele foi lançado originalmente o hit "Vocação" (Se ouvires a voz do vento / chamando sem cessar / se ouvires a voz do tempo / mandando esperar / a decisão é Tua / a decisão é Tua!) e a canção "Nova Geração" (No peito eu levo uma cruz / no meu coração o que disse Jesus)
Uma das novidades desse disco foi o lançamento pelo Pe. Zezinho de um novo maestro, o jovem Silvio Brito, que mais tarde viria a participar de outros discos de sua carreira
O disco ganhou uma regravação total de todos os fonogramas em 1998 com o Conjunto Cantores de Deus.

As músicas deste álbum estão convenientemente espalhadas por coletâneas diversas do Pe. Zezinho SCJ:
Série "A Canção e a Mensagem".
Faixas 1 e 2 - Volume 5 - Juventude e Vocação
Faixas 4, 5, 8 e 10 - Volume 4 - Quietude e Paz
Faixa 6 - Volume 6 - Cantigas de Ternura de Paz
Faixa 7 - Volume 2 - Deus Me Ama, Deus Me Chama
Faixa 9 - Volume 12 - Outra Canção para Jesus
Faixa 12 - Volume 2 - Deus Me Ama, Deus Me Chama e Vocação
Coletâneas Diversas
Faixas 3 e 11 - Os Grandes Sucessos (Regravações) e Vocação (Versão Original da faixa 3)


Lista de Faixas
LP
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#     Título    Duração
1.    "Vocação"          2:58
2.    "Nova Geração"              3:25
3.    "O Riacho é Como a Gente"       3:23
4.    "Nos Rios da Babilônia"                3:33
5.    "O Silêncio está Cantando"         2:28
6.    "Pra Que Eu Saiba Perdoar"       2:47
Duração total: 17:14
Lado B
#     Título    Duração
1.    "Cidadão do Infinito"     2:00
2.    "Nas Asas do Vento que Vem"                 2:05
3.    "Disseram que Você Já Era"       3:11
4.    "Se o Mundo Soubesse, Senhor"            1:52
5.    "Canção para Meu Deus"            3:01
6.    "Porque Deus me Chamou"       2:49
Duração total: 14:18
Tempo Total: 31:33


Lista de Faixas
K7 e tiragens do LP com selo COMEP
Todas as canções escritas e compostas por Padre Zezinho, SCJ.
Lado A
#     Título    Duração
1.    "Vocação"          2:58
2.    "Nova Geração"              3:25
3.   "Se o Mundo Soubesse, Senhor"            1:52 
4.    "Nos Rios da Babilônia"                3:33
5.    "O Silêncio está Cantando"         2:28
6.    "Pra Que Eu Saiba Perdoar"       2:47

Lado B
#     Título    Duração
1.    "Cidadão do Infinito"     2:00
2.    "Nas Asas do Vento que Vem"                 2:05
3.    "Disseram que Você Já Era"       3:11
4.    "O Riacho é Como a Gente"       3:23
5.    "Canção para Meu Deus"            3:01
6.    "Porque Deus me Chamou"       2:49

Tempo Total: 31:33
Obs: Na versão em cassete, para melhor adequação na minutagem dos dois lados, as faixas "O Riacho é como a gente" e "Se o mundo soubesse Senhor" trocaram de lugar na setlist. 
Curiosamente, quando o álbum foi reeditado em dado momento da década de 1980, provavelmente por erro, usou-se a fita master da versão em cassete e também nessas tiragens as faixas estão trocadas. Porém, tanto nos selos do lp quanto na contra-capa, embora atualizado o selo da gravadora, as letras das músicas permaneceram como na edição original de 1973.


Código em LP: EPD 259
Códigos em K7: 537, 537-1

Crítica: Magnífico. Estupendo. Belíssimo. Faltam adjetivos para esse álbum fantástico. Gravado em forma acústica sob arranjos de Silvio Brito, Canção para meu Deus foi sucesso desde o início sendo reeditado muitas vezes. No repertório estão muitas músicas conhecidas até hoje: Vocação, Nova Geração, O silêncio está cantando, Cidadão do Infinito, O Riacho é como a gente, Canção para meu Deus, Porque Deus me chamou.
Difícil seria eleger a mais bonita, mas é certo que O silêncio está cantando e Canção para meu Deus caberiam muito bem nessa posição.
O disco conta com a participação de Marion, filha de Wilma Camargo, produtora da EPD. Marion seria presença constante nos álbuns do padre nos anos seguintes, inclusive nos internacional.
Canção... é um disco vocacional, o primeiro de muitos que viriam.
O sucesso foi tanto que no ano seguinte, 1974 Padre Zezinho foi convidado a gravar uma versão castelhana do disco na Espanha. E assim se fez. O disco foi todo regravado com novos arranjos.
Curiosamente o álbum nuca foi relançado em cd, uma verdadeira blasfêmia, já que é um dos álbuns mais vendidos do Padre Zezinho e também é considerado por muitos como o melhor álbum do compositor.
Em compensação em 1998 Padre Zezinho regravou as músicas num álbum homônimo com os Cantores de Deus.  Neste grupo estava presente Vanessa, filha de Marion e neta de Wilma Camargo. O álbum Canção para meu Deus de 1998 (que ainda foi gravado em Espanhol sob o títuo "La Decisión es tuya") tem uma qualidade muito inferior ao álbum original, mas pelo menos quase todas as músicas do álbum de 1973 foram esparsamente lançadas em coletâneas do Padre, principalmente na coleção A Canção e a Mensagem.  Mais à frente foi possível encontrar o álbum disponível para download na internet (como outros álbuns “renegados”). Por hora os apelos dos fãs à COMEP pedindo o relançamento de Canção para meu Deus em cd ainda não foi atendido.
Em 2017 a gravadora lançou, finalmente, uma edição digital de "Canção para meu Deus" nas Plataformas Digitais, ao que tudo indica, diretamente das fitas masters.




Padre Zezinho SCJ-Canção para meu Deus

Vocação
Pe. Zezinho, scj

Se ouvires a voz do vento
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do tempo
Mandando esperar.

A decisão é tua
A decisão é tua
São muitos os convidados
Quase ninguém tem tempo

Se ouvires a voz de Deus
Chamando sem cessar
Se ouvires a voz do mundo
Querendo te enganar

O trigo já se perdeu
Cresceu, ninguém colheu
E o mundo passando fome
De paz, de pão e de Deus



Nova geração
Pe. Zezinho, scj

Eu venho do sul e do norte
do oeste e do leste
de todo o lugar
Estradas da vida eu percorro
Levando socorro a quem precisar
Assunto de paz é meu forte
Eu cruzo montanhas
Mas vou aprender
O mundo não me satisfaz
O que eu quero é a paz
O que eu quero é viver

No peito eu levo uma cruz
No meu coração o que disse Jesus

Eu sei que eu não tenho a idade
Da maturidade
De quem já viveu
Mas sei que eu já tenho a idade
De ver a verdade
O que eu quero é ser eu
O mundo ferido e cansado
De um triste passado
De guerras sem fim
Tem medo da bomba que fez
E da que desfez
Mas aponta para mim

Eu venho trazer meu recado
Não tenho passado
Mas sei entender
Um jovem foi crucificado
Por ter ensinado
A gente a viver
E eu grito ao meu mundo descrente
Que eu quero ser gente
Que eu creio na cruz
Eu creio na força do jovem
Que segue o caminho
Do Cristo Jesus



Se o mundo soubesse Senhor
Pe. Zezinho, scj

Se o mundo soubesse Senhor
A razão que me trouxe aqui
Se o mundo soubesse Senhor
A razão que me prende aqui.

Não há muros separando
Quem convive no Senhor.
Minha vida está cantando
Para sempre o teu amor.
Vai minh alma
Vai louvar o Senhor.

Se o mundo soubesse Senhor
O segredo de contemplar
Viveria melhor teu amor
Saberia talvez amar.

Nos rios da Babilônia
Pe. Zezinho, scj

Nos rios da Babilônia
Às suas margens andei
Nos seus salgueiros pendidos,
Arrependido chorei,
Juntei ao rio o meu pranto
E no salgueiro eu deixei,
Minha guitarra e meu canto
Que em minha terra eu cantei.
Nasceu a flor e o espinho
Onde eu pisei e dancei
Longe sem ver o meu ninho
Não mais sorri nem amei.
Oh! oh...
Medi com minha tristeza
O infinito do amor
Pesei com medo e coragem
O peso imenso da dor.
Cantei ao mundo meu canto
E o meu canto eu deixei
Rolar meus rios de pranto
Tanta saudade eu passei.
Nasceu a flor e o espinho
Onde eu pisei e dancei
Longe, sem ver o meu ninho
Não mais sorri, nem amei
Mas voltarei, mas voltarei
Mas voltarei, mas voltarei...

O silêncio está cantando
Pe. Zezinho, scj

O silêncio está cantando
Uma canção
De amor e paz
O silêncio está rezando
Uma oração por seu irmão.

Muita gente vive sem amor
E tem solidão,
Mas aqui nesta casa do Senhor
Solidão, não existe não.

O silêncio está gritando
Pedindo paz
Gritando amor
O silêncio está falando
Põe teu amor
No teu Senhor.



Pra que eu saiba perdoar
Pe. Zezinho, scj

Pra não ferir ninguém
Eu vim te procurar
Alguém me machucou e eu
Não pude nem chorar
Escuta meu Senhor
Escuta a minha história.

Por mil caminhos e a sorrir
Eu procurei compreender
Nenhum irmão eu quis ferir,
Eu só pensei em ajudar
Mas houve quem não entendeu
E destruiu o que eu ergui;
E arrancou o que eu plantei,
Desafiando a minha paz.

De tanto ouvir falar em Ti
Eu quis fazer como aprendi
Eu quis amar sem distinção,
De todos eu me fiz irmão
Mas houve quem não entendeu,
E disse coisas que eu não fiz
Eu tenho medo de esquecer
De me esquecer que eu sou feliz.

Eu venho aqui pedir perdão,
Se por acaso eu mereci
Sofrer tamanha ingratidão
Quando eu busquei sempre ajudar
Mas quem não entendeu fui eu
Que se esqueceu quem foi Jesus
Que fez um bem maior que o meu
E mesmo assim morreu na cruz.



Cidadão do infinito
Pe. Zezinho, scj

Por escutar uma voz que disse
Que faltava gente pra semear
Deixei meu lar e saí sorrindo
E assobiando pra não chorar
Fui me alistar entre os operários
Que deixam tudo pra te levar
E fui lutar por um mundo novo
Não tenho lar mais ganhei um povo

Sou cidadão do infinito
Do infinito, do infinito
E levo a paz no meu caminho
No meu caminho, no meu caminho

Eu procurei semear a paz
E onde fui andando falei de Deus
Abençoei quem fez pouco caso
E espalhou cizânia onde eu semeei
Não recebi condecoração
Por haver buscado um país irmão
Vou semeando por entre o povo
E vou sonhando este mundo novo



Nas asas do vento que vem
Pe. Zezinho, scj

Nas asas do vento que vem
No dorso da nuvem que vai,
Eu vou flutuando no espaço infinito
Pensando em meu Deus e meu Pai.     

Além da montanha que eu vi,
Além do planalto do amor,
Eu vou respirar a pureza do espaço
Pensando em meu Deus e Senhor.       

Degrau por degrau vou subir,
A escada que leva ao amor,
E vou caminhar o caminho da vida
Pensando em meu Deus e Senhor.

Silêncio se fez o meu ser
Ninando a esperança da paz
Eu vou caminhando nas asas do vento,
Só Deus é quem me satisfaz.    



Disseram que você já era
Pe. Zezinho, scj

Disseram que você já era
Uma quimera que já passou
Disseram que na Galiléia
Nem sequer a idéia de você ficou.
Os homens ainda fazem guerra
E fazem pouco caso do que você diz
Amor como você viveu
O mundo esqueceu porém não é feliz

E nem no fundo do mar
E nem no espaço a girar
Ninguém consegue escapar
Da fome de ser feliz
Doutrinas podem criar
Costumes podem forjar
Mas todos hão de chegar
Aquilo que você quis

Disseram que uma nova era
Sem ter quimeras já despontou
Disseram que uma nova aurora
Já raiou lá fora e que você passou
Pra festejar a liberdade
Nas maternidades matam mil bebês
Milhões por uma fantasia
Enquanto falta o pão na casa de um irmão



O riacho é como a gente
Pe. Zezinho, scj

Como o riacho que vai
Se unir ao mar
Vou para a casa do pai
Sem descansar
Nossas histórias iguais
São por demais
Quem sabe aonde chegar
Pode bem mais

Água pequena desceu
Cantarolou
Rochedo a interrompeu
Ela o cavou
Homem tentou impedir
Ela cresceu
Homem temeu sucumbir
Água venceu
Nuvem chuveu lá no céu
Água subiu
Desceu fazendo escarcéu
Tornou-se um rio
Homem tentou impedir
Ele cresceu
Homem deixou água ir
Luz acendeu
Rio viu povo morrer
Buscando pão
Rio deixou-se prender
Regando o chão
Deu sua força a beber
Participou
Ao ver a vida crescer
Continuou
Água jamais aceitou
Silenciar
Água jamais descansou
Sem ver o mar
Nem cataclismo impediu
Tal vocação
E ninguém vai impedir
Meu coração


Canção para meu Deus
Pe. Zezinho, scj

O orvalho da manhã criança
Me fala do meu Deus
O cantar da brisa mansa
Me fala do meu Deus
O pássaro que canta e trina
Me fala do meu Deus
Minha vida uma canção ensina
A canção que eu fiz para meu Deus

A dor do meu irmão que chora
Me fala do meu Deus
A alegria que hoje eu vi lá fora
Me fala do meu Deus
A esperança que aqui dentro vai
Me fala do meu Deus
E bem dentro de minha alma sai
A canção que eu fiz para meu Deus



Porque Deus me chamou
Pe. Zezinho, scj

Esta manhã
Mais uma vez
Volto a rezar
E a pedir tua luz.
Sei que eu não sei
Continuar
Sem escutar
Tua voz que me diz
Que o Pai me ama
Que ele me chama
Pra me fazer feliz.

Eu vou, percorrendo o caminho
Eu vou porque Deus é amor
Porque Deus me chamou
Porque Deus é amor.

Hoje talvez
Mais uma vez
Eu vou chorar
E sorrir e pensar,
Que eu nada sei,
Do amanhã,
Tudo o que eu sei
Se resume em saber
Que o Pai me ama
Que ele me chama

Pra me fazer feliz.


Um comentário: